terça-feira, 6 de dezembro de 2011


SE É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTÁ ACESSANDO O BLOG, PEÇO QUE LEIA O PRIMEIRO POST PRA QUE ENTENDA O MOTIVO DO MESMO TER SIDO CRIADO!


Boa noite pessoal, tô mais uma vez por aqui. Agora pra relatar 4 acontecimentos do decorrer dessa terça-feira que mais parecia que nunca iria acabar.

O primeiro fato que me chamou atenção foi a visita ilustre e surpreendente do fiscal que aplicou prova na minha sala. Dr Victor, de forma bastante coerente mostrou solidariedade aos examinandos, e também confirmou a narrativa de fatos que fiz no post anterior. Não sei nem como ele ficou sabendo do blog, mas isso mostra que de alguma forma repercutiu, então já me deixou muito feliz, agradeço do fundo do coração pela força!!!

O segundo fato foi ver o esforço do professor Renato Saraiva, em ter alguma forma de provar que nós alunos fomos sim prejudicados com toda aquela lambança de domingo. Pra quem não sabe o mesmo está solicitando através de seu facebook que os alunos elaborem pequenos vídeos narrando o ocorrido em sua sala. O vídeo deve conter o resumo do que aconteceu, de que horas vocês foram avisados das mudanças e se foi concedido os 30 minutos extras, nada muito longo. Devem ser enviados para o email analaranjeira@renatosaraiva.net. Contendo nome completo, cidade e telefone, até sexta 09/12. Eu já tô providenciando o meu, espero que façam o mesmo. E parabéns pela iniciativa professor.


O terceiro fato... ahhhh o terceiro fato do dia... como esse mexeu comigo!!!
Foi ter a oportunidade de ouvir a entrevista do Dr. Marcus Vinícius, Secretário Geral da OAB.
Aos 42 segundos de entrevista ..... "ocorreu uma PEQUENA errata na prova de penal". Aí eu te pergunto Dr. Marcus. Será que se essa errata fosse mesmo pequena estaria gerando tanta polêmica??? Uma pequena errata que fez revoltar centenas de alunos no país. Que desequilibrou emocionalmente todos os envolvidos? Digo todos porque pelo menos na sala em que eu fazia prova, foi um entra e sai de gente pra dar aviso, uma "danação" como se diz aqui em Maceió que tenho certeza que até mesmo aqueles que faziam prova de outras matérias se sentiram de alguma forma prejudicados.
Poucos minutos depois de terminar de ouvir, meu telefone toca, era minha amiga Wilsa, que também prestou a prova pra direito penal falando do outro lado... "Você viu o que foi que esse homem falou? Uma pequena errata!!!Chorei aqui quando ouvi"
Daí a sensação de impotência voltou a tomar conta de mim. Acho que existe algo nessa prova que nos foi tirado, que 30 minutos a mais, ou o direito de usar o verso da folha jamais seria capaz de compensar... mas enfim, vamos pra frente, a luta continua.

O quarto episódio do dia, esse sim valeu a pena ver, foi o pronunciamento do meu querido PLGG Geovane Moraes. De uma forma ímpar ele consegue acalmar até os mais desesperados!!! Foi no facebook e explicou o que ele acreditava que iria acontecer, sem iludir ninguém, mas de certa forma acalmando os ânimos da galera.
Eu mais uma vez volto a falar. Acho que a perda de raciocínio, o desequilíbrio emocional, isso não vai ter como ser provado. E por mais que façam uma correção mais branda terão sim muitos alunos prejudicados. Digo isso porque passei o dia hoje buscando relatos de alunos que não conseguiram responder questões por conta do tempo que perderam reformulando as peças. Gente que foi parar na enfermaria por ficar nervoso após receber a notícia da errata. Aí eu pergunto... essas pessoas deixaram questões em branco, responderam de forma arbitrária e isso, por mais que se tenha uma correção branda, não vai ter como ser levado em conta.

E é por essas e outras que permaneço aqui, firme e forte, mesmo sendo chata, não consigo calar!!!

Queria aproveitar a oportunidade pra agradecer a todos que estão de alguma forma sendo solidários, seja postando comentários aqui, no facebook, repassando aos amigos!!! Muito obrigada mesmo!!! A luta continua!!!!




3 comentários:

  1. OAB MAIS UMA VEZ PREJUDICOU OS CANDIDATOS NO EXAME DE ORDEM OCORRIDO NO DIA 04/12, COM O LANÇAMENTO DE ERRATAS DEPOIS DE TRANSCORRIDO MAIS DE 2 HORAS DE PROVA, E NÃO CONTENTE COM OS ACONTECIMENTOS CHEGARAM INFORMAÇÕES DE QUE EM ALGUNS LUGARES FOI AUTORIZADO O USO DO VERSO DAS FOLHAS DE RESPOSTA PARA QUEM TIVESSE SIDO PREJUDICADO, O QUE NÃO FOI O CASO EM MUITO LUGARES. AGORA CABE UM PERGUNTA SERÁ QUE NENHUM MEMBRO DA MÍDIA OU DO PODER JUDICIÁRIO E A PRÓPRIA OAB NÃO TEM NADA A FAZER ALÉM DE LAÇAS COMUNICADO DE ERRATAS? IMAGINO QUE ESSA É UMA PERGUNTA SEM RESPOSTA, POIS PELO QUE PARECE A OAB MANDA MAIS QUE QUALQUER PODER NESSE PAIS

    ResponderExcluir
  2. Bom dia....lendo o comentário do nobre colega me sinto na obrigação de deixar aqui registrada a minha indignação.
    Não fiz a prova de penal nem de contitucional, fiz a prova de civil, na minha sala por varias vezes fomos interrompidos por comunicados dos fiscais e ainda por cima a fiscal deixou de marcar a hora, que entendo fundamental nestes casos, eu me senti prejudicada, muito prejudicada. Eu imagino os demais colegas que não tiveram tempo de fazer a prova, ou então que tiveram que refazer toda a prova. Emfin, acreditar em quem? O minimo que a OAB poderia fazer era anular essa prova, mas claro, não vão fazer isso, não é de interesse da OAB e por incrivel que pareça o STF, STJ dão cobertura para essa situação toda.
    é calamitoso.

    ResponderExcluir
  3. O tal errinho não mudou nada, só a vida de milhares de bacharéis...
    Muita gente volta, devastado, e sem merecer, para primeira fase por erro de deles...Isso não será avaliado na hora da correção, pois não tem como medir os danos em cada prova.
    Já que a banca gosta tanto de capitulação de artigos, ai vai alguns que acho que não consta no “vade mecum” de deles:
    O mais conhecido: artigo 5º da constituição federal. Não somos diferentes de vocês. Vocês erram e nós pagamos (literalmente) o preço. Isso não é justo.
    E por analogia, a omissão de formalidade que constitua elemento essencial do ato, acarreta nulidade (artigo 564, inciso IV do Código de Processo Penal). Igualmente, por analogia, cerceou nosso direito de fazer uma prova tranqüila e justa, pois instável ela já é.
    E por derradeiro deixo as palavras de Calamandrei “Há mais coragem em ser justo, parecendo ser injusto, do que ser injusto para salvaguardar as a aparências da justiça”
    30 minutos a mais parece justo! Psicologicamente perdemos alguns meses...30 minutos não fazem diferença alguma! Essas duas avaliações deveriam sim ser refeitas. Façam uma prova horrível, tenebrosa, para “gente grande”. Mas façam sem erratas, para que ninguém saia do exame mais indignado do que entrou. Cobrem somente o que vocês podem cobrar por que fazem. E nos tratem como pessoas “humanas” e não com R$ 200,00 reais!

    ResponderExcluir